SALVIA-ESCLAREIA | 5ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Salvia-esclareia
NOME BOTÂNICO
Salvia sclarea
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Auxilia a trazer clareza às intuições, conduzindo as pessoas ao seu mestre interior. Estimula a aceitação de mudanças e dos desafios da vida. Ajuda a lidar com medo e as limitações, pois gera confiança. Além disso, é um poderoso relaxante que não provoca sono. Possui propriedades diretamente ligada ao sistema reprodutor e endócrino, é indicada no auxílio da tensão pré-menstrual, cólicas, sintomas de menopausa e infertilidade, por ser um eficaz regulador hormonal.
Na cosmética: Utilizado em base neutra, na preparação de cremes, géis, emulsões para massagens, shampoos e sabonetes líquidos para cuidados específicos. Sprays ambientais e pessoais. Perfumes pessoais em base alcoólica ou oleosa. Aromatização ambiental e pessoal com difusores. É recomendada sempre a diluição dos óleos essenciais em base carreadora adequada para aromaterapia. Use entre 0,5 e 2% de concentração com até 3 ou 4 óleos essenciais à sua escolha de acordo com seus objetivos. O uso de óleo essencial de Salvia esclaréia não é recomendado para gestantes, pessoas que amamentam, bebês e crianças. Seu uso moderado é levemente hipotensivo. É necessário evitar enquanto estiver dirigindo ou se tiver ingerido álcool, devido ao seu efeito narcótico.
Palavras chaves: Intuição, meditação, relaxamento.
Botânica: A Sálvia-esclaréia é uma planta arbustiva, com uma altura que varia de 30 à 60 cm. Suas folhas são ovaladas, aveludadas e pegajosas, que possuem um aroma herbáceo forte e característico. Têm diversas variedades e cultivares, a espécie típica tem flores brancas e roxas, que iniciam seu florescimento no verão.
Principais componentes químicos: Sua composição química se dá pela presença de linalol, sclareol, salviol, cineol, mirceno, felandreno, cariofileno, acetato de linalina, pineno e fitoestrogênio. Os quais lhe atribuem propriedades anestésica, antidepressiva, calmante, antiespasmódico, emenagogo e tonificante do sistema reprodutor feminino.
História: O nome "esclareia" vem do latim e significa claro. Na Idade Média, a Salvia-esclareia era conhecida como oculus christi, ou seja, o olho de Cristo. No passado, havia a crença de que beber o seu chá, além de aliviar a dor de garganta, poderia clarear a mente e a vista, ajudando as pessoas a entenderem o que acontecia em sua volta ou o que poderia acontecer no futuro.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
Fontes Bibliográficas Sálvia desde a antiguidade oferecendo benefícios para a saúde. 2017. Disponível em: < https://www.coisasdaroca.com/especiarias/salvia.html>, Acesso em:14:59 Para que serve o óleo essencial de sálvia-esclareia. Disponível em: , Acesso: 15:17.