GENGIBRE | 5ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Gengibre
NOME BOTÂNICO
Zingiber officinale
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Destaca sua ação como um grande tônico digestivo, estomáquico, carminativo, com ação anti-inflamatória, descongestionante pulmonar, analgésico, tônico sexual, anti-náuseas. Por isso será útil em tratamentos contra inchaços abdominais, inapetências, impotência sexual masculina, reumatismo, artrose, bronquites, congestões pulmonares e constipação crônica. Antisséptico para combater dores de garganta.
Na cosmética: Contribui para liberar a pele dos radicais livres, toxinas e agentes poluentes que agridem partes do corpo mais expostas como o rosto, pescoço, mãos.
Palavras chaves: Aquecedor, estimulante, revigorante, vitalizante, animador.
Botânica: O Gengibre é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da Ilha do Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. No Norte do Brasil é também conhecido por Mangarataia. Planta perene que pode atingir mais de 1 metro de altura, as folhas verdes escuras, nascem, a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo, é uma planta rizomatosa de ciclo anual. As flores são tubulares, amarelo claro, e surgem em espigas eretas. Seu caule subterrâneo é utilizado como especiaria na culinária desde a antiguidade. De aroma picante e forte com um toque de limão. O óleo essencial é extraído da raiz que chamamos de rizoma.
Principais componentes químicos: Sesquiterpenos chegam a 50% entre eles zingibereno, arcucurmeno e bisaboleno e terpenos entre eles canfeno, felandreno. Limoneno e pineno e algumas cetonas.
História: Na antiguidade seu uso ficava restrito à nobreza militar que o usavam como medicamentos para diversos males. Os chineses utilizavam para fortalecer o coração e dissolver mucos. Os antigos egípcios já conheciam suas qualidades medicinais e culinárias bem como na fabricação de bebidas. Na época das grandes navegações o gengibre foi trazido à América juntamente com outras especiarias de valor comercial para a época. No Brasil, chegou menos de cem anos depois do descobrimento. Durante o período colonial, os naturalistas que visitavam o Brasil acreditavam ser uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
SPIRI, S. R. T. Apostila do Curso de Formação Profissional para o uso dos óleos essenciais. São Paulo, 2020