GERÂNIO | 5ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Gerânio
NOME BOTÂNICO
Pelargonium graveolens
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Um dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia para compor sinergias que auxiliam os problemas do feminino como os que ocorre na TPM, pode auxiliar nos tratamentos de desequilíbrio hormonal que causam displasia, retenção de líquidos, sintomas da menopausa e de menstruação. Age como um adstringente, antisséptico, diurético e repelente. Na área emocional transmite estímulos para a ação, o agir e a coragem estão no topo de estímulos positivos que esse óleo essencial oferece. Quem busca estimular atitude, posicionamento, realizações, esse é um dos óleos que não pode faltar.
Na cosmética: O queridinho para cuidados gerais com a pele. Produtos aromaterápicos para prevenir o envelhecimento, também indicado para peles secas a oleosas, com acnes e dermatites. Também muito utilizado para cuidados gerais com o corpo para combater estrias e celulite. Quando se queira hidratar e dar brilhos aos cabelos, especialmente os secos.
Palavras chaves: Coragem, ação, empoderamento, feminino, mulher, adaptabilidade, determinação, confiança, elegância, força, vitalidade, vida.
Botânica: Pequeno arbusto que atinge cerca de 60 cm de altura, existem mais de 300 espécies adaptadas em várias partes do mundo e todas são perfumadas, suas folhas são pilosas e suas flores rosas, no caso dessa espécie, mas outras podem variar de coloração. Gosta de clima quente e se adapta facilmente, o que levou a ter tantos quimiotipos, mas nem todos são usados para extração de óleos essenciais.
Principais componentes químicos: Composto de álcoois terpênicos entre 60 e 65% destacando geraniol, citronelol e linalol. Também possui ésteres terpênicos entre 20 e 30% com destaque para formato de citronenila e formato de geranila e ainda cerca de 10% de aldeidos terpênicos como o geranial e citral.
História: Originária da África, é considerada uma das plantas com maior diversidades de quimiotipos, o que pode gerar muitas confusões em sua nomenclatura. Ela tem a capacidade de adaptação muito fácil e por isso se espalhou por diversos países e foi se adaptando conforme clima e solo, produzindo as diferentes espécies que pode ultrapassar 300. Índia, China, Egito, llha da Reunião, França e Marrocos são alguns dos países que possuem cultivo e extração desse valioso óleo essencial para a aromaterapia e perfumaria. No Brasil também se adaptou, mas como planta ornamental. Na perfumaria se destaca em várias fragrâncias, principalmente na indústria francesa.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
LAVABRE, M. Aromaterapia a cura pelos óleos essenciais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2018