JUNÍPERO | 5ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Junípero
NOME BOTÂNICO
Juniperus communis
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Devido aos seus componentes químicos tem ação de contribuir em tratamentos de cistite, cálculos renais, próstata aumentada, reumatismo, gota, artrite, artrose bem como em retenção de líquidos e celulite. Considerado um óleo de limpeza e purificação contribuindo para eliminar emoções acumuladas, mágoas e ressentimentos, por isso é conhecido como o "grande filtro das emoções".
Na cosmética: Auxilia no controle da queda de cabelo e oleosidade. Na pele age em dermatites, acne, psoríase e eczemas. Usados em massagens contra celulite e edemas, retenção hidrolipídica.
Palavras chaves: Diurético, filtro das emoções, purificação, renovação, ressentimento, mágoas
Botânica: Existem mais de 50 espécies deste arbusto que pode chegar a 6 metros de altura. Apresenta tronco robusto, casca rugosa, madeira dura e excepcional longevidade. Suas folhas têm forma de agulha e seus galhos se organizam em feixes retos. Também conhecido como Zimbro e na Europa é encontrado em grandes altitudes, porém nesse clima frio ele sobrevive atrofiado e achatado contra o solo.
Principais componentes químicos: Pela destilação a vapor dos frutos e galhos sobressai terpenos entre eles 50 a 90% de pineno, sabineno e o restante de sesquiterpenos destacando beta cariofileno, germacreno D.
História: Seus galhos e bagas preto-azuladas eram queimados em defumação para afastar maus espíritos e servir de desinfetante contra epidemias, ou seja, para fins religiosos e medicinais. Seus poderes antissépticos o levaram a se tornar um serve para tudo na idade média. Junto com alecrim foi usado para proteger de infecções em épocas de guerra e pandemia na França e no Tibet. Conta-se que Maria se escondeu com Jesus embaixo de um pé de junípero para protegê-lo de Heródes, e devido a isso ficou conhecido como protetor. No século XVI era considerado uma panaceia, um antídoto universal, o que pode ser explicado por sua profunda ação de drenagem em dois filtros do organismo: fígado e rins. Lembrando também que elas (as bagas) são elementos de base do gin anglo-saxônico e do antigo genière - um tipo de gin europeu segundo o Grande Manual de aromaterapia.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
SPIRI, S. R. T. Apostila do Curso de Formação Profissional para o uso dos óleos essenciais. São Paulo, 2020