LAVANDIN | 10ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Lavandin
NOME BOTÂNICO
Lavandula hydrida
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Devido a seu teor canforado ele deve ser lembrado para cuidados no tratamento de gripes e resfriados, assim como, age com ação antirreumático, analgésico e antiespasmódico. Utilizado nas formulações repelentes. Na psicoaroamaterapia, ele é um estimulante enquanto a Lavanda-verdadeira é um relaxante. Muito importante essa informação para obter os resultados esperados. Ele age trazendo movimento a vida, limpando e purificando o campo energético.
Na cosmética: Na pele atua nas lesões, sarnas, coceiras, queimaduras, ajuda na cicatrização de pequenos cortes e inflamações.
Palavras chaves: Limpeza, purificação, soltura, expansão, ação, abertura, vitalidade pulmonar.
Botânica: Lavandin é o resultado natural do cruzamento da lavandula officinalis e lavandula spica, que ocorre devido a ação dos insetos e abelhas que transportam o pólen de flor em flor. Cresce em solo árido e seco, sempre abaixo de 600 metros de altitude. Seu aroma é parecido com as espécies que deu sua origem e por isso muitas vezes é confundido e até mesmo comercializado como sendo uma lavanda-verdadeira. Sua produção é maior e por isso muito apreciado em vários segmentos da cosmética, alimentos e medicamentos.
Principais componentes químicos: Possui álcoois terpênicos como linalol e borneol. Ésteres terpênicos como acetato de linalila. Cetona como a cânfora e terpenos como o ocimeno.
História: Contam que nos anos de 1920, quando as colheitas eram feitas por mulheres camponesas, perceberam a diferença entre as plantas que chamavam lavanda larga, lavanda fina, e lavanda bastarda surgindo então o resultado que conhecemos como lavandin, que foi a hibridização ocorrida devido a ação dos insetos e abelhas que transportam o pólen de flor em flor. Essa variedade então passou a ser utilizada em vários segmentos e definindo ações terapêuticas diferentes da Lavanda-verdadeira, principalmente por conter um teor de cânfora mais elevada, o que lhe confere propriedades bem distintas e apreciadas na aromaterapia.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
SPIRI, S. R. T. Apostila do Curso de Formação Profissional para o uso dos óleos essenciais. São Paulo, 2020