Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

CUMARU | 10ml | Óleo Essencial

Marca: Vida Bothânica
Ref: OE-0011



NOME

Óleo Essencial de Cumaru


NOME BOTÂNICO

Dipteryx odorata

 


PARA QUE SERVE 


Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Na aromaterapia clínica, sempre necessário considerar seu grau de diluição que deve ser sempre abaixo de 1%. Tem destaque para sua função antiespasmódica e tônica e ainda pode contribuir como moderador dos movimentos cardíacos e respiratórios. Na Colômbia é utilizado para afecções pulmonares e nas diarreias. Na psicoaromaterapia seu uso se dá para o controle das emoções exageradas. Do famoso “pavio curto”. Contribui para diminuir os sentimentos explosivos e agressividade.


Na cosmética: Utilizada na indústria da perfumaria pois seu aroma é adocicado, lembrando a baunilha e assim é também conhecido com a baunilha brasileira. Sua diluição deve ser feita considerado os ensinamentos e regras da aromaterapia segura. Não utilizar puro sobre a pele.

Palavras chaves: Equilibrador, controlador, animador, yang, doce.

Botânica: É um árvore grande que chega aos 30 metros de altura. Seu fruto é uma vagem, com polpa fibrosa e esponjosa comestível. A semente desse fruto é conhecida como fava de cumaru entre outros nomes e contém cumarina, utilizada para fins medicinais e na perfumaria, substituto da baunilha para aromatizar tabaco, rapé, mas possui toxicidade e, portanto, é necessário cuidados com seu uso. Floresce todos os anos. Seu habit natural é a mata de firme várzeas altas, do Baixo Amazonas. Pode ser encontrada em várias regiões da Amazônia, em alguns municípios do Mato Grosso, principalmente em Corumbá. É cultivada na Venezuela e na Guianas.

Principais componentes químicos: Destaca-se a cumarina responsável pelo seu aroma característico, contém uma pequena quantidade de um beliferona, uma mistura de álcoois, compostos carbonilicos e hidrocarbonetos. Outros componentes são encontrados em suas folhas e madeira.


História: Uma das árvores exóticas muito apreciadas na região amazônica. Conhecida como a árvore perfumada que produz componentes para diversos usos, da medicina popular, passando pela indústria de tabacos a perfumaria e aromaterapia devido as suas sementes produzirem um aroma delicioso e muito apreciado. As sementes, ou seja, as favas de cumaru se tornou difícil de ser encontrada, disponível no Brasil, já que boa parte da produção é destinada à exportação. A colheita pelos nativos é feita pela busca no chão próximo as suas árvores e são selecionadas as que possuem qualidade para comercialização. Suas propriedades mais notáveis dessa rica semente pelos nativos são seus usos na ação contra picadas de cobras, na cicatrização de cortes na pele, bem como no tratamento de tosses e dor de cabeça. Contudo seu extrato assim com seu óleo essencial tem efeito anestésico sobre o sistema nervoso central, por isso, em alta dose pode ser mortal.

 


IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.

 

 


FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.

 
Bibliografia 
 

Fontes Bibliográficas: Aroma de flores na Amazônica – Museu Goeldi, Coleção Adolpho Ducke, de Maria da Graças Bichara Zoghbi, Eloisa Helena de Aguiar Andrade e Jose Guilherme Soares Maia Plantas medicinais no Brasil Nativas e exóticas – Harri Lorenzi e F.J.Abreu Matos

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.