EUCALIPTO GLÓBULUS | 10ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulus
NOME BOTÂNICO
Eucalyptus globulus
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Um excelente apoio aos tratamentos que necessitam ações como antisséptico, antiviral, antiinfeccioso, analgésico para dores musculares e reumáticas, expectorante, tônico do sistema respiratório, tônico da circulação. Auxilia nos tratamentos de sinusite, rinite, gripe, faringite, amigdalite, bronquite, pneumonia, otite e algumas dermatites. Acalma a mente que produz estados de melancolia e tristeza profunda. Vitalizando a energia vital pulmonar proporciona abertura aos pulmões e amplia os estados mentais trazendo conforto as emoções. Seu uso deve ser criterioso em bebês, gestantes, lactantes e pessoas com históricos de convulsão. Por isso sempre aconselhamos o acompanhamento de um especialista para orientações sobre dosagens e forma de uso.
Na cosmética: Confere um aroma fresco, medicinal, balsâmico, canforado, aos cremes para cuidados de dermatites infecciosas.
Palavras chaves: Vitalidade, energia, expansão, limpeza, purificação.
Botânica: Com mais de 500 espécies, o eucalipto é uma das árvores mais altas conhecidas. Nativo da Tasmânia e Austrália, onde também é chamado de "árvore da resina azul", ou "árvore do ardor", por causa de suas qualidades antissépticas, o eucalipto já se espalhou para quase todas as regiões tropicais e subtropicais da Terra. É uma planta de porte arbóreo, que atinge cerca de 40 metros de altura. Tem ramos cilíndricos pouco folhosos e casca lisa, de coloração acinzentada ou castanha. As flores são axilares de coloração branca ou amarelada e seu centro alaranjado lembrando um sol. O fruto é uma cápsula com sementes férteis, de formato arredondado e coloração preta, ou inférteis, de coloração vermelha.
Principais componentes químicos: Até 85% de óxidos terpênicos destacando o 1.8-cineol (por isso o cuidado com o uso desse óleo essencial acima das recomendações), sesquiterpenóis, sesquiterpenos e terpenos completam sua rica composição. A obtenção do óleo essencial é feito por destilação a vapor das folhas.
História: Originária da Austrália, a espécie é hoje, uma das árvores mais amplamente cultivadas, em florestas de produção, principalmente para fabricação de papel. Também conhecido como Eucalipto-comum ou Eucalipto-da-Tasmânia que chega a mais de 90 metros de altura, uma curiosidade e mesmo uma homenagem a essa árvore de porte tão alto, a sua flor foi proclamada em 27 de novembro de 1962 como emblema oficial do Estado da Tasmânia.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
SPIRI, S. R. T. Apostila do Curso de Formação Profissional para o uso dos óleos essenciais. São Paulo, 2020