EUCALIPTO CITRIODORA | 10ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora
NOME BOTÂNICO
Eucalyptus citriodora
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Atua como anti-inflamatório, analgésico e hipertensivo e assim pode contribuir como auxiliar em cuidados em tensão muscular, nevralgias, artrite, reumatismo, tendinite. Combate o cansaço e o estresse mental. Sedativo e relaxante em estados depressivos. Alivia a fadiga mental pelo excesso de trabalho e estudos.
Na cosmética: Com os devidos cuidados de diluição adequada em veículos carreadores. Auxilia em lesões, eczemas e herpes. Eficaz também para as queimaduras uma vez que ajuda à formação de novos tecidos enquanto a queimadura recupera. Quando adicionado ao shampoo, é uma excelente opção para estimular os folículos do cabelo e o couro cabeludo, bem como para combater a caspa. Também utilizado em perfumes e desodorantes.
Palavras chaves: Vitalidade pulmonar e mental, relaxamento, alívio, descanso, stress mental e fadiga.
Botânica: Os eucaliptos são considerados árvores de grande porte. É uma espécie nativa da Austrália, regiões tropicais e subtropicais. Essa espécie é a mais cultivada no Brasil. Muito apreciado nas indústrias de produtos de higiene e escolhido para usar em saunas pelos seus efeitos antissépticos e descongestionante. São mais de mil espécies e variedades e a distinção entre elas pode se tornar um pouco difícil, pois as características delas mudam conforme o crescimento. Não gostam de muito frio e gostam de luminosidade. Crescem muito rápido chegando a mais de 40 metros e podem se tornam árvores ainda mais altas. Uma espécie adulta pode precisar de 100 litros de água por dia, o que possibilita a drenagem de seu solo.
Principais componentes químicos: Extração por destilação a vapor das folhas e galhos. Possui de 50 a 90% de Aldeidos Terpênicos com destaque ao citronelal e o restante de Alcoois como citronelol geraniol e pinocarveol Cariofileno, humeleno,citroneol,geraniol ,borneol ,terpineol. Ésteres terpênicos diversos,citronelal
História: Os primeiros estudos científicos com os eucaliptos foram iniciados em 1904 e esta árvore se adaptou bem ao Brasil , é possível encontrá-la em diversas regiões do país, utilizada também nas empresas de celulose para a fabricação de papel. Também conhecido como Eucalipto-cheiroso, Eucalipto-cidró, Eucalipto-limão. Natural do nordeste da Austrália se adaptou bem em várias regiões do mundo. Seu aroma remete a citronela misturada com cítricos e pode ser uma ótima opção para deixar as sinergias com mais leveza.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
SPIRI, S. R. T. Apostila do Curso de Formação Profissional para o uso dos óleos essenciais. São Paulo, 2020