TANGERINA |10ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Tangerina
NOME BOTÂNICO
Citrus reticulata var. tangerine
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Conhecido como o óleo da alegria e da descontração, desenvolve um desprendimento e estimula a comunicação. Relacionado ao sistema nervoso, auxilia diretamente no combate da depressão. Ajuda no entendimento e trabalho da raiva e irritabilidade, na liberação de mágoas e controle de fontes negativas que roubam a leveza da vida. Para resgatar a pureza no coração e tirar a rebeldia dos adolescentes. Trabalha com traumas e conflitos gerados na infância, com o intuito de limpar o passado. Age como antisséptico, sedativo, antiespasmódico, digestivo e tônico linfático auxiliando no tratamento de celulite, retenção de líquidos e edema. Indicado para peles secas ou envelhecidas.
Na cosmética: Utilizado em base neutra, na preparação de cremes, géis, emulsões para massagens, shampoos e sabonetes líquidos para cuidados específicos. Sprays ambientais e pessoais. Perfumes pessoais em base alcoólica ou oleosa. Aromatização ambiental e pessoal com difusores. É recomendada sempre a diluição dos óleos essenciais em base carreadora adequada para aromaterapia. Use entre 0,5 e 2% de concentração com até 3 ou 4 óleos essenciais à sua escolha de acordo com seus objetivos. Por ser cítrico, o óleo essencial de Tangerina contém em sua composição química substâncias que causam fotossensibilidade na pele, que levam a ocorrências de queimaduras. Por isso, após utilizá-lo em massagens ou banhos, recomenda-se evitar a exposição ao sol.
Palavras chaves: Alegria, desprendimento, leveza, descontração.
Botânica: As tangerinas possuem diversas variedades e híbridos. Os citros são plantas perenes, com 4 a 6m de altura, apresentam ramos armados de espinhos. Suas folhas são brilhantes, de coloração verde-escura. As flores brancas, agrupadas em pequenos cachos. Da família Rutaceae, nativas do Sudeste Asiático, vegetam e produzem satisfatoriamente em regiões com as mais variadas condições de clima e solo. Os frutos podem ser utilizados para consumo ao natural e para industrialização, de onde são obtidos diferentes produtos processados, como sucos, óleos essenciais, pectina e rações.
Principais componentes químicos: Os constituintes voláteis são uma mistura de monoterpenos (limoneno) e hidrocarbonetos sesquiterpênicos e seus derivados oxigenados incluindo aldeídos (citral), cetonas, ácidos, alcoóis (linalol) e ésteres. Essas características lhe atribuem como propriedades terapêuticas: imunoestimulantes, tônico linfático, expectorantes balsâmicos, descongestionantes respiratórios, antisséptico atmosférico, tônicos e estimulantes gerais. Além disso, o limoneno é conhecido pela sua capacidade de proporcionar efeitos estimulantes ao corpo e mente.
História: Teve sua origem antes de Cristo, no continente asiático, em países com clima subtropical e tropical úmido, como Índia e China, com registros de seu cultivo nos pomares da Babilônia, da Palestina e outros países do Oriente Médio. Apesar de antigas, só foram levadas para a Europa na época das Cruzadas. Chegaram ao Brasil trazidas pelos portugueses, no século XVI, espalharam-se por todos os estados, obtiveram boa adaptação, e atualmente São Paulo é a maior cidade produtora.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
Fontes Bibliográficas Tangerina, conheça a mãe das laranjas. Hortifruti, Saber & Saúde, 2020. Disponível em: , Acesso em: 12.05 às 09:53. Óleo essencial de tangerina - Todos os Benefícios, Usos e Contra-indicações. Green Me, 2018. Disponível em: , Acesso em:12.05 às 13:57.