VETIVER |10ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Vetiver
NOME BOTÂNICO
Vetiveria zizanoides
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Considerado o tapete da segurança para nossos passos e fortalecedor do chakra básico. Fortalece a estrutura física e mental, pois possibilita função de aterramento, trazendo posicionamento e enraizamento para os propósitos da vida. Estimula a tolerância, serenidade e paz interior. É indicado para pessoas extrovertidas, que vivem na superfície e querem encontrar o seu eu verdadeiro. Auxilia na concentração. Possui relação ao sistema cutâneo, destacando sua ação antioxidante responsável pelo combate do envelhecimento da pele, exercendo sua regeneração. Logo, é muito utilizado em cosméticos como agente eficaz no clareamento de manchas escuras da pele (melasmas, cloasmas, hiperpigmentação, etc).
Na cosmética: Utilizado em base neutra, na preparação de cremes, géis, emulsões para massagens, shampoos e sabonetes líquidos para cuidados específicos. Sprays ambientais e pessoais. Perfumes pessoais em base alcoólica ou oleosa. Na aromatização ambiental e pessoal com difusores é recomendada sempre a diluição dos óleos essenciais em base carreadora adequada para aromaterapia. Use entre 0,5 e 2% de concentração com até 3 ou 4 óleos essenciais à sua escolha de acordo com seus objetivos. Este óleo essencial é completamente seguro, sendo uma substância não irritante, não sensibilizante e não tóxica.
Palavras chaves: Proteção, enraizamento, equilíbrio, estruturação. Base, chacra básico, rejuvenescimento.
Botânica: O Vetiver é uma planta herbácea e perene, constituída por touceiras de arquitetura ereta, com folhas e hastes longas, delgadas e consistentes, que podem chegar a 1,8m. Seu enraizamento é longo, podendo chegar de 3 à 4 m de profundidade.
Principais componentes químicos: O óleo essencial de vetiver contém moléculas classificadas como sesquiterpenos. Seus componentes mais abundantes são a vetiverona, o khusimol e o vetiverol. Os quais lhe atribuem propriedades estomáquicas e carminativas.
História: É natural de regiões tropicais, como Índia, Caribe, Ilhas Comores e Haiti. Cultivado há pelo menos 6.000 anos, foi largamente propagado ao redor do mundo pela importância na produção de óleo essencial aromático e por seus poderes mágicos. Além disso, proporciona ao solo uma barreira, evitando erosões. Seu óleo é usado como fixador na perfumaria. O odor é profundo, lembrando terra, madeira e citrinos, sendo muito persistente.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
Fontes Bibliográficas Santos, Thatiana C ; Arrigoni-Blank, Maria de Fátima; Blank, Arie F.Propagação e conservação in vitro de vetiver. Disponível em: