Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

PATCHOULI | 10ml | Óleo Essencial

Marca: Vida Bothânica
Ref: OE-0036
 
Simulador de Frete
- Calcular frete



NOME

Óleo Essencial de Patchouli



NOME BOTÂNICO
Pogostemon cablin



PARA QUE SERVE 


Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Possui um aroma sensual e marcante. Considerado como um afrodisíaco, estimula a liberação do prazer, despertando vitalidade e sensualidade. Com isso, promove o relaxamento e reduz a tristeza. Também é usado para redução de estresse, auxiliando no tratamento de desequilíbrios emocionais, como a depressão e o medo. Ensina a viver o presente, fortalece o idealismo e a autoestima, aproveitando as experiências do passado para as tomadas de decisões. Além disso, estimula a vontade de ultrapassar os limites, dando força para experimentar o novo. Investigações farmacológicas indicam que o óleo essencial de patchouli apresenta significante atividade antibacteriana, anti-malária, antivírus, anti-inflamatória, e bioatividade imunorregulatória. Logo, é considerado como poderoso cicatrizante e regenerador de tecidos. Na pele, possui função adstringente, auxiliando na diminuição das marcas do tempo. É ótimo na cicatrização de furúnculos e acne. Além disso, é eficaz contra celulites e varizes, problemas comuns entre as mulheres.


Na cosmética: Utilizado em base neutra, na preparação de cremes, géis, emulsões para massagens, shampoos e sabonetes líquidos para cuidados específicos. Sprays ambientais e pessoais. Perfumes pessoais em base alcoólica ou oleosa. Aromatização ambiental e pessoal com difusores. É recomendada sempre a diluição dos óleos essenciais em base carreadora adequada para aromaterapia. Use entre 0,5 e 2% de concentração com até 3 ou 4 óleos essenciais à sua escolha de acordo com seus objetivos. É considerado atóxico.

Palavras chaves: Libertação, renovação, adequação e apego, deixar o velho para dar lugar para que o novo possa chegar. Viver aqui e agora. Desapego.

Botânica: O Patchouli é uma planta dicotiledônea, da família Lamiaceae, a qual possui caule ereto e ramificado, podendo atingir de 2m a 3m de altura. Suas folhas são ovais, alongadas e macias. Sua inflorescência é densa e apresenta flores pequenas e irregulares, de cor branca com rajadas púrpuras. Embora seja uma planta tropical, apresenta bom crescimento em regiões subtropicais, sendo que, atualmente, a planta cresce naturalmente em diversas partes do mundo. É cultivada principalmente na China, Índia, Malásia, Indonésia e América do Sul, apresentando melhor desenvolvimento em ambientes sombreados.

Principais componentes químicos: Classificado quimicamente como álcool sesquiterpeno, o óleo essencial do patchouli é composto por diversos componentes, sendo os principais: patchouleno, patchoulol, cariofileno e bulneseno. Tais componentes atribuem propriedades terapêuticas, como tônicos estimulantes gerais, proteção as células, descongestionante e regenerador venoso e linfático.

História: Patchouli significa folha verde. Esta planta nativa da Ásia teve sua primeira descrição nas Filipinas, pelo botânico Pelletier- Sautelet. Logo depois, foi introduzida na Índia e atualmente, é cultivada em climas subtropicais, o plantio mais próximo que temos se localiza no Paraguai. A literatura antiga menciona vários usos com outras plantas medicinais, inclusive para rituais religiosos nos tempos pré-históricos. Além disso, os indianos a usavam para atribuir aroma aos seus xales. Energicamente, o Patchouli é usado, desde a antiguidade, para prosperidade, magnetismo pessoal, atração de amor e sensualidade por ser considerado com um afrodisíaco. Entre os anos 60 e 70, ganhou popularidade ao se tornar querido pelo Movimento Hippie, onde era usado em criações perfumísticas.

 


IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.

 


FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.

 
Bibliografia 
CORAZZA, S. Aromacologia uma ciência de muitos cheiros. São Paulo: Editora Senac, 2002
LAVABRE, M. Aromaterapia a cura pelos óleos essenciais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2018
SPIRI, S. R. T. Apostila Treinamento para a Prática da Aromaterapia Profissional. São Paulo: ABRAROMA, 1999
ULRICH, H. N. A. Manual Prático de Aromaterapia. Porto Alegre: Premier Editora, 2004 
 

 

Fontes Bibliográficas: MATOS, Fernando de Paula Medeiros. ANÁLISE DO RENDIMENTO E DA QUALIDADE DOS EXTRATOS OBTIDOS DE FOLHAS DE PATCHOULI (Pogostemon cablin Benth) SUBMETIDAS À FERMENTAÇÃO E EXTRAÇÃO COM CO2 SUPERCRÍTICO. Florianópolis, 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/176060/345555.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 13:11.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.