LARANJA DOCE | 10ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Laranja Doce
NOME BOTÂNICO
Citrus sinensis
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Seu aroma doce e agradável traz equilíbrio e harmonia ao ambiente. Ideal para auxiliar crianças com medos noturnos e com questões relacionadas à alimentação, irritação, nervosismo e birras para chamar a atenção dos pais. Sua propriedade sedativa proporciona o bom humor, o otimismo, o entusiasmo, a alegria e a esperança. Conhecido como a doçura relaxante. Por conter vitamina C, atua como antioxidante, regenerando os tecidos e combatendo o ressecamento e envelhecimento da pele. Devolve seu brilho e vitalidade. É antisséptico, sedativo, digestivo e carminativo, trabalhando na redução de gases intestinais.
Na cosmética: Utilizado em base neutra, na preparação de cremes, géis, emulsões para massagens, shampoos e sabonetes líquidos para cuidados específicos. Spray ambientais e pessoais. Perfumes pessoais em base alcoólica ou oleosa. Aromatização ambiental e pessoal com difusores. É recomendada sempre a diluição dos óleos essenciais em base carreadora adequada para aromaterapia. Use entre 0,5 e 2% de concentração com até 3 ou 4 óleos essenciais à sua escolha de acordo com seus objetivos. Por ser cítrico, o óleo essencial de Laranja-doce contém em sua composição química substâncias que causam fotossensibilidade na pele, que levam a ocorrências de queimaduras. Por isso, após utilizá-lo em massagens ou banhos, recomenda-se evitar a exposição ao sol.
Palavras chaves: Vitalidade, dinamismo, organização.
Botânica: A espécie da Laranja-doce é uma árvore de porte médio, que pode atingir até 8m de altura. Seu tronco possui cascas de coloração castanho-acinzentada e sua copa é densa e arredondada. Suas folhas possuem tamanho médio, com ápice pontiagudo e base arredondada. Esta é a espécie cítrica de maior importância e a ela pertence à maioria das variedades cultivadas em todo o mundo. Suas frutas são usadas tanto para o consumo direto, como para a indústria.
Principais componentes químicos: Classificado quimicamente como monoterpeno (C10). O óleo essencial de Laranja-doce contém em sua fórmula 90% de limoneno, o qual lhe atribui propriedades terapêuticas imunoestimulantes, tônicos linfáticos, expectorantes balsâmicos, descongestionantes respiratórios, antissépticos atmosféricos e tônicos e estimulantes gerais. Várias pesquisas científicas revelam também que esta substância orgânica possui propriedades anticancerígenas, solvente de cálculos e de entupimentos nas artérias.
História: É originaria da Ásia, mais precisamente da Indochina e do Sul da China. Atualmente, são cultivadas em muitas partes do mundo, principalmente Itália, França, Espanha, Brasil e Israel. É considerada uma das frutas mais consumidas. Seu nome advém do naaranga ou nagaaruka, transformando-se mais tarde para narrang, na Pérsia e lnaranja, na Arábia.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
Referências Bibliográficas Laste, Guilherme Dalle; Hoss, Luciana ; e Antoniazzi , Sonia . Características botânicas. Alimentos e novas tecnologias na UFRGS 2003. Disponível em: . Acesso em: 06/05 às 15:47. LAVABRE, Marcel. Aromaterapia: a cura pelos óleos essenciais. 2° edição. Lazlo, 2018. CORAZZA, Sonia. Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros. Editora Senac, 2002.