ERVA DOCE | 10ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Erva Doce
NOME BOTÂNICO
Foeniculum vulgare dulce
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Utilizada como auxiliar para combater dores abdominais, cólicas, má digestão, distúrbios menstruais, atua como um tônico para o fígado e para o baço e pode auxiliar a combater a obesidade e retenção de líquidos. Tem uma ação muito interessante no aumento da produção de leite na amamentação pelo seu efeito galactogênio. Sua ação na psicoaromaterapia é trazer consciência a suas origens. Seu papel é fortalecer os laços familiares e reconhecer o valor de cada um em nossa vida.
Na cosmética: Utilizado em massagens para combater retenção de líquidos, desintoxicação da pele. Em cremes para devolver vitalidade e viço a pele desidratada e ressecada.
Palavras chaves: Quietude, tranquilidade, harmonia, serenidade, ombro amigo, provações da vida, longevidade, vida.
Botânica: É uma herbácea fortemente aromática, comestível, utilizada na culinária, cosmética e aromaterapia. O caule é oco e estriado por fora. As folhas, pecioladas emergem de bainhas que envolvem o caule. As flores de coloração amarelada, são agrupadas em inflorescências umbeladas. O fruto contém apenas uma semente de coloração verde-pardacenta, quando madura. É dele que se extrai o óleo essencial. Gosta de sol e solos limpos.
Principais componentes químicos: Anetol, mirceno, cineol, eugenol, metilcavicol, timol, limoneno, felandreno, terpeno, pineno, fenchona, geraniol. A extração é feita pela destilação a vapor das sementes.
História: Sua história tem passagens pelo Egito de onde se fez presente pela primeira vez e também Grécia e todo o Oriente Médio. Existem registros de que esta planta, já era cultivada pelos egípcios em 1500 a.C., sendo utilizada como alimento, medicamentos e no preparo de bebidas. Os romanos a utilizavam para problemas visuais devido apresentar ser rica em vitamina A. Os guerreiros da idade média a tinham em sua alimentação para manter e evitar intoxicação, já as damas da época a utilizavam com o objetivo de combater a obesidade. É uma das ervas mais antigas cultivadas e carregava a fama pelos gregos que a tinham como uma erva tão especial que podia trazer longevidade e coragem.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
SPIRI, S. R. T. Apostila do Curso de Formação Profissional para o uso dos óleos essenciais. São Paulo, 2020