CRAVO | 10ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Cravo
NOME BOTÂNICO
Syzygium aromaticum
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Quem nunca sentiu o característico “cheiro de dentista”? pois é se chama eugenol, o principal componente desse óleo essencial que é utilizado pela sua propriedade antisséptica e analgésica local. Além disso o óleo essencial traz ações como antiinfeccioso contra bactérias, vírus, fungos e como repelente de insetos. Tônico e estimulante geral, para aliviar dores de dente e gengival e dores musculares e reumáticas. Nunca o utilize puro sobre a pele. Na psicoaromaterapia é um excelente estimulante geral e auxilia no controle das energias externas que podem interferir no bem-estar. Age como se fosse um escudo de proteção.
Na cosmética: Utilizado em muitos produtos para fortalecer unhas quebradiças, combater acne e auxiliar na limpeza e crescimento capilar. Eliminar verrugas.
Palavras chaves: Estimulante, alivia dor de dente, energia, proteção,
Botânica: É uma arvore que pode ter entre 10 e 15 metros de altura com folhas de um verde luminoso, tendo sua origem na Indonésia, também muito comum em Madagascar e Zanzibar. Gosta de clima quente e úmido e solo argilosos, arenosos, com boa drenagem para não se encharcarem. A flor é colhida antes do desabrochar ainda em forma de botão, para extração do óleo essencial. Também das folhas é obtido óleo essencial, porém com teores diferenciados em sua composição química.
Principais componentes químicos: Traz em sua composição de 70 a 80% de fenóis destacando o eugenol. De ésteres aproximadamente 20% com destaque ao acetato de eugenila e ainda cerca de 6% de sesquiterpenos como o beta-cariofileno.
História: Foi uma das especiarias que motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus para o continente asiático, pois era uma das mais valorizadas no mercado no início do século XVI, onde um kg de cravo custava sete gramas de ouro. Era utilizado para combater o mau hálito e dores de dente e de tão precioso e valioso, chegou a provocar algumas guerras, pois seu comércio era monopolizado pelos portugueses. Seu uso era da culinária a medicamentos.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
SPIRI, S. R. T. Apostila do Curso de Formação Profissional para o uso dos óleos essenciais. São Paulo, 2020