CEDRO | 10ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Cedro
NOME BOTÂNICO
Cedrus atlantica
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Traz sustentação, alicerce e força emocional. Trabalha flexibilidade e adaptabilidade. Auxilia em circunstâncias difíceis da vida, amparando e orientando. Reduz o estresse, tensão e a ansiedade, proporcionando serenidade e reflexão sobre a vida. Dessa forma, estimula a busca da real felicidade. Auxilia na identificação da missão existencial e, portanto, na melhoria das escolhas. É indicado para pessoas insatisfeitas e inconstantes, que desperdiçam suas energias vitais, originando um esgotamento físico e mental. É adstringente para a pele e ideal para problemas com o couro cabeludo. Estimula a drenagem do sistema linfático, é diurético e alivia dores reumáticas. Antisséptico poderoso dos brônquios e trato urinário, expectorante, descongestionante e mucolítico suave.
Na cosmética: Utilizado em base neutra, na preparação de cremes, géis, emulsões para massagens, shampoos e sabonetes líquidos para cuidados específicos. Spray ambientais e pessoais. Perfumes pessoais em base alcoólica ou oleosa. Aromatização ambiental e pessoal com difusores.
Palavras chaves: Aquece, apoia e enobrece. Questionador. Analítico
Botânica: O Cedro-do-atlas, é uma árvore robusta, ultrapassando por vezes os 40m de altura, seu tronco pode chegar a 1m ou mais de diâmetro. Sua casca, grossa, é cinzenta e lisa, com a idade fica gretada, tornando-se castanho-escuro ou negra, rugosa e áspera. As folhas são aciculadas, de cor verde, na sua maioria das vezes agrupadas sobre curtos raminhos laterais de crescimento reduzido, formando rosetas estreladas.
Principais componentes químicos: O óleo essencial de Cedro é composto por sesquiterpeno hidrocarboneto (C15) e cetona, constituído principalmente por himacaleno e atlantona. Estes que lhe atribuem propriedades terapêuticas: antisseborreica, auxiliando na oleosidade excessiva, tratando de acnes, caspas e inflamação de folículos. Calmante, por isso indicado no processo de meditação. Descongestionante, aliviando sintomas de bronquite, tosse e o acúmulo de catarro. Cicatrizantes e antialérgicas.
História: Na antiguidade, sua madeira foi grandemente utilizada pelos fenícios para a construção de embarcações, utilizadas em navegações mediterrâneas. Outros povos antigos, a utilizavam na edificação de templos, palácios e objetos de adoração. Já os Faraós, faziam o uso de sua resina no processo de mumificação, e consideravam à árvore poderes divinos e espirituais.
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
Referências Bibliográficas Novoselova, Marina. Tipos de cedro. Disponível em , Acesso:13:40. Cedro. Cedro: Árvore símbolo nacional do Líbano. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/cedro>, Acesso: 14:00. Angeli, Aline. Cedrella fissilis (Cedro). Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, 2005. Disponível em: , Acesso: 14:37. GALLO, D.; NAKANO, O.; SILVEIRA NETO, S.; CARVALHO, R.P.L.; BATISTA, G.C. de.; BERTI FILHO, E.; PARRA, J.R.P.; ZUCCHI, R.A.; ALVES, S.B. Manual de entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ,2002, 920 p.: il (Biblioteca de Ciências Agrárias Luiz de Queiroz, 10). BARREL. Cedrus libani. Serralves, 2020. Disponível em: . Acesso: 15:40. Carrière. Cedrus atlantica. Serralves, 2020. Disponível em: , Acesso: 15:45.