CANELA | 10ml | Óleo Essencial
NOME
Óleo Essencial de Canela
NOME BOTÂNICO
Cinnamomum cassia
PARA QUE SERVE
Na visão da aromaterapia clínica e psicoaromaterapia: Carrega muitas frentes de trabalho com destaque a ação estimulante e antiinfeccioso de largo espectro. Contribui para elevar a temperatura do corpo, atua como analgésico, regula o fluxo menstrual, antioxidante, com propriedades anticancerígenas, auxilia na TPM e menopausa. Sua contribuição para o bem-estar é de grande valia. No entanto, há contraindicações que devem ser consideradas entre elas nunca use puro sobre a pele e em crianças. Sempre é adequado consultar um especialista. Na psicoaromaterapia age como um estimulante geral que auxilia na área mental a oportunidade para enfrentar o novo com coragem e bons pensamentos. Atua no processo de desapegos. Traz movimento, calor, força interior e sair da estagnação.
Na cosmética: Seu uso deve ser orientado por um especialista, pois exige cuidados com a dosagem a ser utilizada. Geralmente seu uso eficaz é em massagens a 0.5% localizada em dores e friagens.
Palavras chaves: Rapidez, fortalecimento, resistência, grande força interior, sair da estagnação, saúde e bem geral.
Botânica: Essa espécie é originária da China, mas atualmente cultivada também na Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. Muito semelhante a espécie Cinnammomum verum. Ambas são usadas devido a casca aromática que produzem e que são utilizados ainda em ramos jovens. Árvore de porte pequeno, da família das Lauraceas. Conhecidas pelos nomes comuns de canela- aromática, canela -chinesa, cassia-chinesa ou simplesmente cássia.
Principais componentes químicos: Possui até 80% de aldeídos aromáticos como aldeído cinânimo, também possui fenóis aromáticos destacando o eugenol e cumarinas
História: Uma das especiarias mais cobiçadas na famosa rota das especiarias. Tanto a canela cássia como a canela do ceilão possuíram seu reinado. A ação de ambas são semelhantes e a química também. Porém, se diferem no aroma e sabor da especiaria. Nos Estados Unidos essa é a espécie mais utilizada na produção de canela. Também tem seu uso na perfumaria e na elaboração de vários medicamentos tradicionais e de uso popular. Foi a especiaria mais procurada na Europa antiga, pois comercializa-la era sinônimo de riqueza. O tempo passou e a canela é encontrada facilmente no comércio de especiarias, vem sendo utilizada para os mais diversos fins, como temperos, medicamentos, bebidas, sabonetes e perfumes. Os gregos usavam como antisséptico, os romanos como base para elaborar perfumes quentes, os europeus para aquecer vinhos e poções de amor com pimenta, e os chineses para normalizar temperatura e gases, ou seja, uma infinidade de usos e costumes. E quem não tem em casa um pote de canela em pó ou em pau para usar na culinária?
IMPORTANTE SABER
Essas informações não substituem a orientação de um profissional especializado. Óleos Essenciais não são medicamentos e não substituem os cuidados de um médico. Procure um especialista para obter orientações e cuidados específicos sobre sua saúde. Aromaterapia é uma técnica integrativa que visa o bem-estar através dos cuidados e da atenção para o corpo emocional, mental e espiritual resultando em bem-estar físico. Para maiores orientações entre em contato com nossa equipe de aromaterapeutas.
FORMAS DE USO E RESTRIÇÕES
Restrições para uso de óleos essenciais: Utilize em baixa dosagem entre 0,5 e 2% sempre misturado em um veículo carreador adequado. Não utilize puro sobre a pele. Faça sempre uso externo com orientação adequada para cada situação. Evite a região dos olhos. Produtos cosméticos com óleos essenciais necessitam de uma orientação individualizada. Guarde sempre em locais frescos e bem fechado. Mantenha longe do alcance das crianças.
SPIRI, S. R. T. Apostila do Curso de Formação Profissional para o uso dos óleos essenciais. São Paulo, 2020